Gabriela- Jorge Amado







Páginas: 383
Editora: Record
Autor(a): Jorge Amado
Classificação: 5 Recomendo !










Sinopse: O romance entre a mulata Gabriela e o árabe Nacib na pequena Ilhéus na década de 20 é um dos grandes clássicos do gênero no Brasil. Escrito em 1958, eterniza as virtudes e defeitos da mulher brasileira: sensualidade, leviandade e submissão.

Oie Como estão todos? Espero que bem...


E como todos perceberam estamos com um pouco de dificuldade de manter as postagens com a mesma frequência de quando começamos, mas a partir dessa semana espero que tudo volte ao normal já que vamos finalmente vamos entrar de férias.

Chega de desculpas e vamos lá, o livro que eu falarei hoje é Gabriela, Cravo e Canela, todos devem conhecer já que foi uma novela de uma emissora famosa. 

Gabriela é uma moça simples de uma ingenuidade que eu acho que não existe mais nos dias hoje, ela é vendida em uma fila de escravos,  quem a compra é Seu Nacib um dono de um bar, que estava precisando de uma empregada para sua casa, já que não conseguia cuidar da casa e do bar como antes.

Com o passar do tempo Seu Nacib acaba se apaixonando por Gabriela, pelo seu jeito de fazer tudo para agradá-lo, sem reclamar de nada e ele se apaixona principalmente pelo seu tempero já que Gabriela era uma ótima cozinheira. Os dois chegam a se casar, mas Seu Nacib percebe que Gabriela não vê o mundo com os mesmos olhos que todos daquela época viam e isso impediria eles de serem felizes.

Como vocês sabem eu amo literatura brasileira, em especial Jorge Amado.O que gosto neste livro é como ele consegue me colocar dentro da história como se eu fosse um personagem e visse tudo acontecendo na minha frente, e Jorge Amado conta uma pequena biografia dos personagens para poder finalmente inseri-los na história. 

O meu personagem favorito neste livro tem uma pequena participação,e fez toda a diferença para mim ela é Malvina uma menina que está muito a frente de seu tempo,que acaba sofrendo uma decepção amorosa, mas ela deixa que isso a impeça de seguir em frente. Outra coisa muito interessante na época é questão política, uma época onde quem manda são coronéis, uma igreja católica cheia de regras e senhoras fofoqueiras que criticam a todos e não olham para si mesma.

É um livro que conta sobre tudo sem preconceitos, e mostra como era na época onde um coronel podia matar sua mulher se ela o traísse. 

Já não podia mais Nacib, perdidos o sossego, a alegria, o gosto de viver. Deixara até enrolar a ponta dos bigodes, murchos agora sobre a boca de riso perdido. Era um pensar sem fim, nada igual para consumir um homem, tirar-lhe o sono e o apetite, emagrecê-lo, deixá-lo sem graça melancólico.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá.