Quem é Você, Alasca? - John Green

Páginas: 240
Editora: Martins Fontes
Autor (a): John Green
Classificação: 5 Recomendo!






Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

Oi gente! Hoje voltei pra fazer a resenha do livro Quem é Você, Alasca? Espero que vocês gostem! 

O livro conta a história de Miles Halter um garoto que coleciona últimas palavras, que depois de ler a biografia do poeta François Rebelais, decide ir atrás do que esse poeta chama de o "Grande Talvez". É devido a essa busca do “Grande Talvez” que Miles decide trocar o calor da Flórida pelo calor insuportável do Alabama. Miles então vai estudar no Culver Creek, o colégio interno que seu pai também estudou na adolescência. 

Logo no primeiro dia nos dormitórios do colégio ele se torna amigo do seu companheiro de quarto Chip Martin, mais conhecido como Coronel, um menino que sabe o nome de todos os países e que odeia os ‘Guerreiros de Dia de Semana’ (nome dado aos estudantes que não são bolsistas), e dá a Miles o apelido de “Gordo”, por causa de sua magreza.


Coronel apresenta Gordo à Alasca Young, uma garota encantadora e misteriosa, que tem uma pequena biblioteca em seu quarto, vende cigarros e bebidas, e que organiza os trotes do colégio. Gordo logo fica interessado em Alasca, mas descobre que ela namora Jake, baixista de uma banda que estuda em outro colégio.
[...] se as pessoas fossem chuva, eu seria a garoa e ela, um furacão.
Alasca então promete arrumar uma namorada para Gordo se ele descobrir a resposta de a pergunta “Como sairei deste labirinto?” feita pelo personagem Simón Bolívar do livro O General em seu Labirinto de Gabriel Garcia Marquez .
Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.
Gordo também conhece Takumi e Lara e junto com Coronel e Alasca, vão viver tudo o que um aluno de Ensino Médio vive como introdução ao uso de cigarro e bebidas, brigas, trotes, provas e trabalhos. 
De centenas de quilômetros por hora ao repouso em um nanossegundo. Eu queria tanto me deitar ao lado dela, envolvê-la em meus braços e adormecer. Não queria transar, como nos filmes. Nem mesmo fazer amor. Só queria dormir com ela, no sentido mais inocente da palavra. Mas eu não tinha coragem. Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela um furacão.
O livro é dividido em duas partes: o “Antes” e o “Depois” de um acontecimento surpreendente que vai mudar totalmente o rumo do livro.
Os capítulos são curtos e no começo são nomeados como se fossem em contagem regressiva e depois do tal acontecimento são nomeados como tantos dias depois.
Como sempre a narrativa é ótima, a história te prende e faz com que você reflita sobre algumas coisas.

O livro é um Jovem Adulto que de certa forma é diferente e não sei se agradará a todos que gostam desse gênero. Eu simplesmente amei. 

“Quem é você, Alasca?” é incrível e se tornou o meu favorito do John Green, junto com A Culpa é das Estrelas. O livro tem uma reviravolta inesperada e arrebatadora, tanto que tive que parar um pouco para processar o que tinha acontecido. Estou apaixonada pelo livro, não esperava muito porque esse foi o primeiro livro do John Green e me surpreendi. Super recomendo, leiam!

Espero que vocês tenham gostado. Vocês já leram o livro ou tem vontade de ler? Comentem!

2 comentários:

  1. Olá ! Comprei o livro, mas está na fila pra ler, acho que vou gostar.
    Abs, Lú.

    ResponderExcluir
  2. Melhor livro do John Green, na minha opnião !

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá.